Dependendo do estado do livro, pode haver 3 opções principais: reciclar, doar ou vender.
A primeira questão a responder é: em que estado está o livro? Se o estado não for bom (capa rasgada, folhas soltas, com manchas…) o melhor a fazer é colocar o livro na reciclagem. No entanto, antes de fazê-lo perceba se é um livro raro e importante, ou se tem alguma característica que o torne especial (1ª edição de um livro importante, autógrafo do autor), porque nesses casos pode valer a pena procurar um alfarrabista e perceber se tem interesse em ficar com o livro.
Se o livro estiver em bom estado então pode pensar em doá-lo ou vendê-lo. Começando pela questão da doação, muitas bibliotecas aceitam livros desde que se verifiquem algumas condições. Portanto, se os livros que tem se enquadram nos livros que as bibliotecas podem receber, entre então em contacto com a sua biblioteca local e confirme se estão a aceitar doações de livros.
Outra opção, é doar a algum projeto solidário e nesse caso pode contactar a RE.LER, as Livrarias Solidárias e a Dona Ajuda. No caso de ter manuais escolares em bom estado pode doá-los à Sopro.
Se lhe der jeito ter um rendimento extra, pode também optar por tentar vender os seus livros. Nesse caso pode recorrer a plataformas como a Vinted e o Trade Stories.
Lembre-se: um livro é sempre um amigo em potência e, se tem alguns que já não quer ler, dar essa possibilidade a outras pessoas é também uma forma de tornar o mundo num lugar melhor.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.