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    O Crédito Habitação Passo a Passo

    10 ago 2020
    Tempo de leitura: 5 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    O Crédito Habitação Passo a Passo

    Sabe quais são os passos que deve tomar para pedir um crédito habitação? Saiba mais neste artigo.

    A formalização do crédito habitação é, sem dúvida, um dos passos essenciais na caminhada para um dos objetivos mais importantes na vida: comprar casa.

    Ao longo deste percurso, é importante ser responsável e prudente! Prefira uma instituição que se adapta às suas necessidades e que o acompanha antes, durante e depois de atingir o objetivo.

    Se está a pensar comprar casa com recurso a financiamento, conheça os passos que deve dar para formalizar o seu crédito habitação. Agora só precisa de dar o primeiro passo.

    Reunião Inicial

    Quando contrata um crédito habitação é importante começar o pedido de empréstimo por uma reunião presencial.

    Este é o momento certo para apresentar e explicar o seu projeto de compra de casa e ter acesso à informação sobre os produtos, as soluções e as condições financeiras.

    Nesta fase poderá realizar uma simulação de crédito para o seu pedido de empréstimo e conhecer a documentação que será necessária para dar início ao estudo do processo de financiamento.

    Leia ainda: Checklist Crédito habitação: Que documentação precisa?

    Por isso, esta etapa é essencial. Não só para saber se reúne as condições necessárias para obter o financiamento, mas também para perceber melhor como funciona o processo de crédito habitação, quais são as soluções que melhor se adaptam às suas necessidades, qual a taxa de juro do empréstimo, qual o impacto da prestação no seu orçamento, quais os custos iniciais, entre outros.

    Durante todo o processo de financiamento é natural que surjam mais dúvidas e questões, mas esta é a fase para colocar todas as questões que são importantes para tomar uma decisão.

    Se decidir avançar, a assinatura da proposta de crédito, irá dar início ao seu pedido de crédito habitação.

    Estudo e Decisão da Operação

    O seu projeto de compra de casa e toda a documentação solicitada serão analisados nesta fase, para lhe dar uma resposta sobre a viabilidade do seu pedido de crédito habitação.

    Agora será analisada a sua capacidade financeira, as responsabilidades de crédito, a situação profissional, e se o seu pedido de empréstimo se enquadra dentro dos critérios e limites de financiamento.

    Em poucos dias será possível comunicar-lhe a decisão da operação, isto é, se o seu pedido de empréstimo foi aceite ou não e quais as condições aprovadas:

    • Montante de financiamento;
    • Prazo;
    • Taxa de juro;
    • Seguros e custos associados.

    Se o crédito habitação for aprovado, então poderá continuar para o passo seguinte!

    Leia também: Como aprovar crédito habitação?

    Avaliação do Imóvel e Gestão do Processo

    Depois do processo aprovado pode dizer-se que já está bem lançado rumo ao objetivo.

    Contudo, nesta fase, realizam-se alguns procedimentos importantes para a concessão do financiamento.

    É a fase em que se realiza a avaliação do imóvel, que determina se este reúne as condições necessárias para ser financiado e se o montante de financiamento solicitado se enquadra com o valor de compra e de avaliação do imóvel.

    Além de ser necessário ter capacidade financeira para obter o empréstimo é necessário também que a garantia, isto é, que o imóvel reúna as condições necessárias.

    Atualmente o valor de compra e de avaliação do imóvel determinam, por exemplo, o montante máximo que será possível financiar.

    Leia ainda: O que é o LTV?

    É nesta fase que se realizam também as verificações legais ao imóvel, nomeadamente a verificação do Registo Predial, que permite averiguar se há algum impedimento à constituição da hipoteca sobre o imóvel.

    Este é um passo muito importante porque permite comprovar que não existe nenhum impedimento à compra do imóvel e à realização do negócio de compra e venda.

    Por esta altura pode também ser solicitada alguma documentação que esteja em falta ou que não tenha sido solicitada na fase inicial do processo.

    Preparação para a Escritura de Compra e Venda

    Este é o passo que antecede a realização da escritura da casa, uma fase crucial onde será feita uma verificação de todos os elementos do financiamento e onde são assinados os documentos necessários para a escritura de compra e venda.

    Terá aqui oportunidade para realizar a leitura e validação da FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia - que contém os detalhes do empréstimo) e os documentos complementares à escritura.

    Geralmente é nesta altura que se assinam também as apólices do Seguro do Imóvel e do Seguro de Vida (quando aplicável) e se conhecem em detalhe todas as despesas inerentes ao processo de crédito habitação.

    Este passo culmina com a escolha da data, hora e local para a realização da escritura.

    Agora já só falta um passo para chegar ao destino final: o dia da escritura da nova casa está quase a chegar.

    Realização da Escritura de Compra e Venda

    Eis que chegou ao último passo e aquele que o vai levar a tornar-se proprietário do imóvel.

    Na data marcada, todos os intervenientes na compra e venda do imóvel e no Crédito Habitação, devem comparecer no Cartório Notarial ou na Conservatória do Registo Predial, para proceder à assinatura da Escritura de Compra de Venda e de Hipoteca.

    Para realizar o contrato que o torna proprietário do imóvel será necessária, entre outros:

    • A documentação civil e fiscal de ambas as partes;
    • A identificação registal e matricial do imóvel;
    • A licença de utilização;
    • O certificado energético do imóvel;
    • Comprovativo de pagamento do IMT.

    Leia também: O que é o certificado energético, e como obter?

    Havendo lugar a financiamento com recurso a crédito habitação, além do contrato de compra e venda do imóvel, será realizada também a escritura de mútuo com hipoteca entre o comprador e a instituição de crédito que irá permitir que se liberte o montante necessário para pagar ao vendedor e restantes partes envolvidas.

    Nesse contrato fica registado, de acordo com o que já tinha sido acordado entre as partes (comprador e Instituição financeira):

    • O montante do empréstimo;
    • O prazo do empréstimo;
    • As taxas de juro;
    • O produto de crédito habitação;
    • As condições financeiras;
    • Etc...

    Depois da Escritura

    Depois de lida e assinada a escritura a casa é finalmente sua. Mas não deverá ficar sozinho nesta fase, se escolher a instituição financeira certa.

    À sua disposição deverá encontrar uma equipa de especialistas para lhe prestar um serviço de valor acrescentado, antes, durante e após a realização da escritura, seja presencialmente ou à distância.

    Do seu lado, durante a duração do empréstimo procure também desenvolver uma atitude responsável, positiva e de cumprimento com o crédito habitação.

    Procure acompanhar a evolução do empréstimo, mantendo-se sempre informado acerca dos seus direitos e deveres, para que a compra de casa seja um sonho com final feliz.

    Quer dar os primeiros passos no crédito habitação? Faça uma simulação de crédito habitação!

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