• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    5 condições essenciais para aprovar o Crédito Habitação

    31 dez 2020
    Tempo de leitura: 3 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    5 condições essenciais para aprovar o Crédito Habitação

    Sabe como pode aprovar o crédito habitação? Conheça as 5 condições essenciais.

    Comprar casa é um processo desafiante e desde o início marcado pelo desejo de encontrar a casa certa e de escolher o melhor crédito habitação.

    Depois de simular o seu caso num Simulador de Crédito Habitação e de escolher a instituição de crédito, inicia-se o processo de aprovação do crédito habitação, que embora não possa controlar, convém conhecer, para que possa tomar as melhores decisões.

    Por isso, antes de decidir por uma casa, saiba que há 5 condições essenciais que as entidades financeiras têm em conta ao avaliar o pedido de crédito habitação.

    1. A idade

    A idade é um fator importante na análise do seu perfil de risco.

    Se for ainda muito jovem, a probabilidade de mudar de emprego algumas vezes é bastante grande e esse fator de instabilidade não será benéfico.

    Por outro lado, a partir de certa idade só poderá ter acesso a prazos de financiamento mais curtos, porque existe uma idade máxima a ter em conta no final do empréstimo (75 anos no caso da UCI) e que tem de ser conjugada com o prazo máximo de financiamento possível.

    Mas este não é um fator incontornável por si só. Pode não ter a idade certa, mas se cumprir os outros pontos desta lista, não deverá ter com que se preocupar.

    Leia ainda: Crédito habitação jovem: Saiba o que é mais importante

    2. Uma boa situação profissional

    Este é o elemento central em qualquer análise de risco de um pedido de crédito habitação.

    A fonte de rendimentos é o que fornece a garantia de que poderá pagar a prestação mensal, portanto, este é um dos melhores indicadores para avaliar a probabilidade dos clientes cumprirem com as obrigações que um crédito habitação implica.

    Por conseguinte, se está há vários anos a trabalhar numa empresa sólida, com uma boa situação financeira e reputacional e os rendimentos são coerentes com o imóvel que pretende adquirir, está no bom caminho para aprovar o seu pedido de crédito habitação.

    3. Uma taxa de esforço baixa

    Avaliar a solvabilidade é fundamental para decidir se o pedido de crédito habitação deve ser aprovado ou não.

    Para isso, é importante perceber que percentagem dos rendimentos é usada mensalmente para pagar empréstimos e despesas fixas.

    Ao juntar o valor da prestação a pagar mensalmente aos outros encargos com créditos, esse valor não pode representar mais de 50% dos rendimentos mensais, sendo que, idealmente deverá situar-se abaixo dos 40%.

    Leia ainda: Qual é a sua taxa de esforço para crédito habitação?

    4. O envolvimento na operação

    Que poupanças vai investir na compra da casa?

    É bom recordar que, segundo as recomendações do Banco de Portugal, o valor de empréstimo só deverá cobrir até 90% do valor da casa a adquirir, pelo que será necessária uma entrada de pelo menos 10%.

    E porque é que isso é importante para uma instituição financeira? Bom, porque quanto maior for o valor de entrada para a compra da casa, menor é o risco.

    Isto porque, por um lado, o valor do empréstimo é menor face ao valor do imóvel, por outro, tendo o cliente investido o seu capital na compra, a probabilidade de entrar em incumprimento é menor.

    5. Um histórico de respeito dos compromissos bancários

    A melhor forma de prever o comportamento futuro é através da análise do historial de crédito.

    Se no passado um determinado cliente já teve problemas em pagar créditos, o que garante à entidade financeira que o mesmo não vai voltar a acontecer?

    E nem vale a pena tentar esconder a situação, porque qualquer entidade irá verificar o histórico das responsabilidades no Banco de Portugal.

    O nosso conselho? Seja transparente!

    Conclusão

    Em suma:

    • Seja transparente;
    • Dê um bom valor de entrada para a casa;
    • Disponibilize toda a informação necessária;
    • Escolha um imóvel adequado aos seus rendimentos e à capacidade financeira do seu agregado familiar.

    Se reunir todos este pontos, estará no bom caminho para aprovar o seu crédito habitação.

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.

    Artigos relacionados

    Como aprovar crédito habitação
    Crédito habitação

    Como aprovar crédito habitação

    Saber como aprovar crédito habitação é, por vezes, o que nos separa de realizar o sonho de ter uma casa. A UCI explica-lhe o que precisa de saber.

    Como escolher o melhor crédito habitação?
    Finanças

    Como escolher o melhor crédito habitação?

    Descobriu a casa dos seus sonhos? Então já percorreu metade do caminho, agora tem de escolher o melhor crédito habitação. Esta é uma decisão que deve ser muito bem ponderada, pois o empréstimo habitação é um compromisso a longo prazo.

    Guia completo - Passo 1: Comprar casa vale a pena?
    Crédito habitação

    6 mitos sobre o crédito habitação

    Será que tem que ir ao balcão de um Banco para fazer um crédito habitação? É obrigatório abrir conta na instituição em que quer contratar o empréstimo? Será o spread do crédito habitação o melhor indicador para comparar simulações de crédito habitação? Venha descobrir.