Os únicos produtos de plástico que devem ser colocados no ecoponto amarelo são as embalagens.
Quando falamos em embalagens de plástico, falamos em garrafas e garrafões de água, garrafas de óleo, pacotes de leite, bisnagas de molhos, pacotes de batatas fritas e de bolachas, copos e garrafas de plástico de iogurtes, copos de plástico, garrafas de detergentes e até sacos de plástico, por exemplo.
Portanto ficam de fora talheres de plástico, brinquedos de plástico, cabides, canetas, baldes, cds e dvds e também garrafões de combustível.
Esta distinção deve-se à existência de diferentes processos de produção de plásticos, o que condiciona a forma como podem ser reciclados. E no caso de embalagens de uso doméstico há uma uniformização desses processos.
Ao reciclar embalagens de plástico é importante escorrer bem o conteúdo e espalmá-las, para ocuparem menos espaço no ecoponto e camiões de reciclagem, e fechar com a tampa, caso a tenham. Relembramos que não é necessário lavar os plásticos, como já aqui referimos, porque as embalagens são depois lavadas nos centros de reciclagem. Portanto, ao lavá-las também em casa, está-se a desperdiçar água.
Importa, no entanto, não esquecer que o ecoponto amarelo se destina também a embalagens de metal e alumínio, como já aqui vimos anteriormente.
Reciclar é dar uma oportunidade ao plástico de que já não precisamos de se tornar matéria-prima para produzir novos bens, que de outra forma, usando matéria-prima virgem, para além de representar um maior consumo dos recursos do planeta, seria necessário despender mais 30% de energia para fazê-lo.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.