
Apoio extraordinário às famílias para pagamento da prestação de contratos de crédito habitação (Decreto-Lei n.º 20-B/2023). Saiba mais
aqui.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos
#UCIgreen: Como consumir bacalhau de forma sustentável?
#sustentabilidade#reciclagem
No #UCIgreen respondemos às suas dúvidas sobre reciclagem e sustentabilidade.
Comer bacalhau na consoada é uma das grandes tradições portuguesas, o que faz com que o consumo deste peixe aumente exponencialmente na época natalícia. Segundo o Conselho Norueguês dos Produtos do Mar em 2019 foram consumidas 20 mil toneladas de bacalhau em Portugal neste período, o que gera um impacto ambiental significativo. Mas o que fazer para reduzi-lo? Temos de deixar de comer bacalhau?
Não necessariamente, mas ajuda sem dúvida que torne o seu consumo responsável, optando por bacalhau que possua o selo azul do MSC.
O selo azul do MSC significa que o peixe é selvagem, rastreável e sustentável, ou seja, que foi pescado de forma a garantir o menor impacto possível na população de peixes e no ecossistema, permitindo a reposição das espécies. E o percurso de todos os peixes até ao oceano pode ser rastreado, o que demonstra o rigor e exigência da avaliação realizada pelos especialistas do MSC.
E onde pode encontrar bacalhau com este selo? Em várias superfícies comerciais, por exemplo no Lidl e no Aldi.
Experimente bacalhau com o selo azul da MSC e vai ver que até lhe vai saber melhor consumir pesca responsável.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.