Deixamos 5 dicas para que se sinta mais quente em casa, sem sentir o bolso a arder com a fatura de eletricidade.
1. Recorra aos têxteis
Não falamos apenas de se tapar com mantas, mas em investir em cortinados mais grossos, de materiais mais quentes, e tapetes, que ajudam a tornar o espaço mais confortável e a conservar o calor. Portanto, é um 2 em 1: fica com uma casa mais bonita e mais quentinha.
2. Aproveite o calor do forno
No tempo frio é mais usual cozinhar comida de forno e, já que está a consumir eletricidade, o melhor mesmo é tirar o máximo de partido dela. E uma forma fácil de fazê-lo é, após a confeção da comida e com o forno já desligado, abrir a porta do forno para que o calor acumulado se possa espalhar pela casa e aquecer o ambiente.
3. Deixe o sol entrar em casa
Parece uma solução óbvia, mas às vezes as coisas mais simples são precisamente aquelas de que nos esquecemos. O sol é uma fonte de calor e, portanto, abrir as persianas nas horas de sol é uma forma de tornar a sua casa mais quente, fazendo apenas uso de recursos naturais.
4. Invista em isolamento de paredes
A maioria das casas em Portugal, especialmente as anteriores a 1990, não possuem isolamento, o que faz com que haja uma grande perda de calor do interior da casa para o exterior no inverno. Por isso, uma das formas mais eficazes de melhorar o contorto térmico de uma casa é apostar no isolamento das paredes. É um investimento, é certo, mas que se vai traduzir em reduções perpétuas nas faturas de eletricidade.
5. Instale janelas eficientes
As janelas são um dos principais pontos de perda de calor de uma casa, por isso, se pretende tornar a sua casa mais quente no Inverno, instalar janelas eficientes é uma excelente estratégia. E tal como na questão do isolamento, é uma medida que requer um investimento inicial, mas que será compensado com a poupança de eletricidade.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.