Antes de mais, é importante perceber que a praia é um espaço de todos e que deve ser preservado e cuidado por todos.
Tendo isso em mente, há pequenas alterações nos seus comportamentos que podem produzir grandes efeitos:
1. Crie o menos lixo possível
É um bom princípio para a praia e para tudo na sua vida. Evite levar coisas embaladas para a praia, opte antes por fruta fresca, comida que possa levar em tupperwares e bebidas em garrafas reutilizáveis. Assim o lixo que vai criar será apenas orgânico e o risco de deixar na praia marcas da sua presença será menor.
2. Leve um saco para guardar o lixo
Chegar a uma praia e ver o areal cheio de lixo é muito triste e é facilmente evitável se todos levarem um saco para colocarem o seu lixo. Depois basta chegar ao ecoponto e separar os vários itens por contentores. É rápido, não custa nada e dá uma grande satisfação!
3. Use os chuveiros de forma responsável
Atenção: lá porque existe um chuveiro na praia, isso não quer dizer que o deva usar de forma indiscriminada. Use apenas quando estritamente necessário e evite usar champô ou gel de banho, porque nem sempre os sistemas de escoamento destes chuveiros funcionam da melhor forma e o risco de contaminar o solo com os químicos desses produtos é muito grande.
4. Use um protetor solar amigo do ambiente
O protetor solar é um dos bens de primeira necessidade na praia, para que possa preservar a sua saúde. Mas evite comprar protetores solares com oxibenzona, porque esse composto liberta-se quando entra em contacto com a água e contribui para o aumento da poluição do mar, colocando em risco a vida marinha.
Siga estas orientações e verá que vai sair da praia feliz por ter tido um bom momento, sendo responsável e ajudando a preservar um património que é de todos.
Tem outras dúvidas sobre reciclagem ou sustentabilidade? Envie-nos um email para green@uci.pt e tentaremos dar-lhe uma resposta.