• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Guia completo - Passo 2: A procura de casa

    16 out 2023
    Tempo de leitura: 13 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Guia completo - Passo 2: A procura de casa

    Já decidiu que quer comprar casa? Então, prepare-se para o próximo passo: procurar a casa dos seus sonhos.

    Neste segundo capítulo do guia para comprar casa, queremos ajudá-lo a encontrar a casa ideal, adequada aos seus critérios e ao seu orçamento. Vamos começar?

    1. O orçamento perfeito para comprar casa

    Se está a pensar comprar casa, é importante encontrar uma que se encaixe no seu orçamento. Antes de iniciar a procura e contactar imobiliárias, o primeiro passo que deverá tomar será definir um valor máximo para comprar casa, adequado às suas necessidades e ao seu rendimento mensal.

    Alguns fatores que influenciam a quantia total a pagar incluem, por exemplo:

    • Entrada — deverá ter capital para dar de entrada, pelo menos, 10% do valor de aquisição ou da avaliação de imóvel, pois atualmente os bancos não financiam a compra de habitação a 100%. Por exemplo, para comprar casa no valor de 150.000 euros precisa de 10% (ou seja, de 15.000 euros);
    • Custos — a somar à entrada existem os custos que também deverá suportar com as suas poupanças. Aqui incluem-se:
    • Impostos (IMT e Imposto do Selo);
    • Custos com escrituras;
    • Custos com o Cartório ou Notário;
    • As comissões bancárias.
    • Taxa de esforço antes de avançar com um orçamento para comprar casa, calcule a sua taxa de esforço com a prestação do crédito. Basta dividir os seus encargos com créditos pelo valor dos seus rendimentos e multiplicar o resultado por 100%.

    Exemplo:

    Imagine que os seus encargos com os créditos atingem 600 euros e o seu agregado familiar tem um rendimento de 2.000 euros. A sua taxa de esforço será 30%.

    (600€ / 2.000€) x 100 = 30%

    Importante: este indicador, idealmente, deve ser inferior a 40%.

    2. Em busca da casa ideal

    Esta será, provavelmente, a maior compra da sua vida, por isso, mesmo os erros mais pequenos podem sair caro. Quando comprar casa, pondere com cuidado o local onde irá viver nos próximos anos.

    Como é a casa ideal para mim?

    1. Situação pessoal e familiar

    Pense com cuidado no futuro. Talvez agora esteja solteiro ou não tenha filhos. Contudo, se quiser aumentar a família nos próximos anos, a casa poderá já não se adequar.

    Por isso, tenha em atenção os seguintes pontos:

    1. Certifique-se de que o imóvel poderá adaptar-se às próximas etapas da sua vida. Por exemplo, um apartamento num prédio sem elevador poderá não ser a opção mais indicada para quem comprar casa após os 60 anos.
    2. Quer ter filhos? Se sim, garanta que possui espaço suficiente para que a família cresça em harmonia.
    3. Pondere comprar casa com potencial de expansão, por exemplo, para construir um sótão dedicado aos seus passatempos, ou com uma divisão que facilmente possa adaptar para um quarto.

    2. Dimensão e características da casa

    Não se deixe levar pelas emoções no processo de comprar casa! Escolha o imóvel ideal, de acordo com a sua situação financeira, familiar e pessoal. Nesse sentido, elabore uma lista com todas as características que deseja na sua nova casa. Alguns dos aspetos essenciais a ponderar incluem, por exemplo:

    • Tipo de casa — determine o tipo de imóvel no qual viverá nos próximos anos (apartamento ou moradia);
    • Dimensão — defina um limite mínimo de metros quadrados (m2) para satisfazer as suas necessidades;
    • Tipologia decida o número mínimo de quartos desejados para a sua nova casa;
    • Espaço exterior estabeleça se é (ou não) imprescindível ter um local que permita apanhar ar fresco. Poderá incluir, por exemplo, uma varanda (no caso de um apartamento) ou um jardim (caso opte por uma moradia);
    • Comprar casa nova ou usada — uma casa antiga tende a ficar mais barata, mas poderá exigir investimento em obras e renovações;
    • Garagem — se a sua família possuir um ou mais automóveis ou não existir facilidade de estacionamento na rua, este torna-se um aspeto essencial.

    3. Acabamentos

    Por vezes, o barato sai caro! Por exemplo, comprar casa sem o correto isolamento pode sair mais barato agora, mas representará uma fatura de eletricidade mais elevada no futuro. Para ajudar, criámos uma lista com os aspetos mais importantes que não deve descurar:

    Qualidade da construção

    Uma casa com materiais de alta qualidade mantém-se durante mais tempo até necessitar de novas obras, ao contrário de um projeto com baixa qualidade. Quando procurar casa para comprar, tente perceber a sua origem, a qualidade dos materiais, a sua idade e as intervenções feitas.

    Exposição solar

    Ao comprar casa, é importante perceber onde o sol incidirá em diferentes momentos do dia. Lembre-se: divisões a Norte quase não recebem luz solar, partes da casa a Este têm sol durante a manhã, as viradas para Oeste têm sol de tarde. Por fim, as divisões voltadas para Sul desfrutam de sol durante quase todo o dia.

    Isolamento térmico

    Este pormenor faz a diferença ao comprar casa, pois influencia não só o conforto, mas também o orçamento familiar. Assim, escolha um imóvel com isolamento nas janelas, caixilharia e vidros duplos.

    Detalhes

    Quando comprar casa, a diferença surgirá, sem dúvida, nos pormenores. Portanto, verifique a qualidade dos materiais nas várias divisões do imóvel, desde o selante da casa de banho ou da cozinha (que impede infiltrações), ao bom funcionamento do gás, da água e da eletricidade.

    Eficiência energética

    Quanto maior a eficiência energética da casa, menor custo terá com eletricidade. Assim, verifique o certificado energético da habitação (obrigatório), averiguando a sua classe energética e as obras necessárias para a tornar a casa mais eficiente.

    4. Essencial ou facultativo

    Com base nas características definidas acima e nos extras que trazem conforto à sua vida, crie uma lista com tudo o que é essencial, para si e para a sua família. Seja exaustivo ao comprar casa, pense mesmo em tudo! Considere outros aspetos para além da tipologia e da dimensão, como por exemplo:

    • O tipo de chão da sala;
    • Os equipamentos da cozinha;
    • Estado da canalização.

    Para facilitar a decisão de comprar casa, sugerimos que divida a sua lista em três partes:

    • Características fundamentais — ou seja, fatores essenciais e não negociáveis (como a dimensão mínima, o número de quartos ou a existência de garagem);
    • Características importantes, mas não obrigatórias — isto é, relevantes na escolha da casa ideal, mas não essenciais (como acabamentos de qualidade);
    • Características facultativasou seja, não fundamentais, mas que poderão pesar na hora de comparar e escolher imóveis (como, por exemplo, um open space, os azulejos da cozinha ou o chão). Estes pormenores tendem a ser alteráveis no futuro.

    Qual é o contexto ideal para a minha casa?

    Além das características do imóvel, há outros critérios que podem influenciar a decisão de comprar casa.

    1. Localização

    Este é sem dúvida um dos fatores-chave a ponderar: uma habitação numa zona rural é geralmente mais barata do que no centro da cidade, no entanto, não oferecerá provavelmente uma rede de transportes públicos tão completa e terá uma escolha mais limitada de escolas, por exemplo.

    2. Preço

    Os preços das casas variam consoante as regiões do país e até mesmo em diferentes zonas da mesma área metropolitana. Portanto, quando comprar casa, pense bem sobre onde gostaria de residir.

    3. Escolas por perto

    Se tem filhos ou planos para aumentar a família, informe-se sobre a oferta de escolas (públicas e privadas) nas redondezas, quando comprar casa. Verifique se apresentam o nível de qualidade desejado, onde se localizam e a dificuldade de deslocação (a pé e por transportes públicos).

    4. Transportes públicos

    As opções de movimentação constituem fatores relevantes para comprar casa, principalmente se pretender deslocar-se de transportes públicos (autocarro, metro ou comboio) para o trabalho.

    5. Distância até ao trabalho

    Se optar por comprar casa longe do seu local de trabalho, devido ao preço, poderá acabar por gastar mais dinheiro (e tempo) nas deslocações. Portanto, faça bem as contas!

    6. Segurança

    Sentir-se seguro em casa é, sem dúvida, importante. Está confortável para deixar as crianças irem para a escola, todos os dias, a pé? Os assaltos são comuns na área? Zonas com elevadas taxas de criminalidade podem apresentar imóveis a preços mais apelativos, mas impactarão a sua qualidade de vida.

    7. Serviços e comércio

    Parques, restaurantes, mercearias, bibliotecas, teatros, cinemas, ginásios e serviços públicos: pense nas suas necessidades diárias e avalie a importância da proximidade destas comodidades, quando comprar casa.

    8. Custo de vida

    Os preços nos supermercados, no comércio e nos restaurantes variam consoante a região. Por conseguinte, deve avaliar o tipo de despesas usuais e, quando comprar casa, procurar um local onde consiga manter o seu estilo de vida, sem arruinar o seu orçamento.

    9. Estacionamento

    Se tem automóvel, avalie a facilidade de estacionamento na zona ou procure uma casa com garagem. Afinal, se tiver de pagar para estacionar todos os dias, terá mais uma despesa nos seus encargos mensais.

    3. Onde deve procurar casa?

    Agora que já escolheu as características da casa ideal para a sua situação pessoal e financeira, chegou a hora de começar a explorar as suas opções no mercado. Mas sabe por onde deve começar?

    Existem duas formas de procurar um imóvel: sozinho ou com o apoio de especialistas. Se optar pelo primeiro cenário, deve ter noção de que todo o trabalho será realizado por si: não só a pesquisa de casas, mas também a procura de uma solução de empréstimo à habitação e o tratamento das burocracias do negócio.

    Que canais utilizam os portugueses para procurar e comprar casa?

    A maioria dos portugueses (47%) continua a recorrer a agências imobiliárias para encontrar e comprar casa, segundo as conclusões do estudo “Casa_PT”, realizado pela UCI em parceria com o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa, com o intuito de compreender o processo de compra de casa.

    Os meios preferenciais para comprar casa incluem, então:

    • Agências imobiliárias (47%);
    • Internet, motores de pesquisa e redes sociais (42,4%);
    • Referências de amigos (19,2%);
    • Portais imobiliários (14,4%);
    • Websites bancários (10,2%).

    Recorrer a um mediador imobiliário: sim ou não?

    As agências e os mediadores imobiliários permanecem como a preferência dos portugueses no momento de comprar casa. Contudo, será esta uma boa solução?

    Vantagens de recorrer a um mediador imobiliário

    Se o motivo pelo qual não queria optar por uma mediadora imobiliária ao comprar casa consiste na poupança, perceba que a comissão do mediador imobiliário é paga pelo vendedor, não pelo comprador. Aliás, o custo da comissão está, geralmente, incluído no valor da venda do imóvel, portanto, não terá de se preocupar.

    Para garantir os seus direitos ao comprar casa, celebre um contrato escrito de mediação imobiliária, no qual ficarão registados não só os serviços a prestar pela mediadora, mas eventualmente os custos e as comissões caso existam.

    Algumas vantagens de recorrer a um mediador imobiliário incluem, por exemplo:

    • Conhecimento profundo do mercado — numa fase inicial, recorrer aos serviços de um mediador facilita o processo de identificação, escolha e agendamento de visitas a imóveis, consoante os critérios previamente definidos;
    • Poupança de tempo o profissional imobiliário realiza o trabalho de pesquisa e triagem por si. Desse modo, poupa tempo, correndo menos riscos de visitar um imóvel que, afinal, não corresponde ao anunciado;
    • Mais poder de negociação se encontrar um imóvel à sua medida, o mediador imobiliário negociará as condições com o vendedor. Graças ao seu conhecimento da oferta e da procura no mercado, poderá conseguir melhores condições para si;
    • Segurança as mediadoras possuem um seguro de responsabilidade civil que o protege contra eventuais erros cometidos durante o processo;
    • Menos burocracias dos documentos necessários para comprar casa, ao contrato-promessa de compra e venda (CPCV) e às diligências para a escritura, a agência imobiliária vai apoiar em tudo.

    4. Como pode preparar uma visita à casa?

    Finalmente, chegou o dia “V”, da visita à casa. É neste dia que vai confirmar se a casa poderá (ou não) ser perfeita para si. Lembre-se: a razão deve sempre falar mais alto do que a emoção! Portanto, leve consigo a lista com as características fundamentais, importantes e facultativas.

    Preparação da visita à casa

    Comprar casa não é uma ciência exata, contudo, pode e deve estar atento a alguns pormenores do exterior e do interior, por exemplo:

    Confirme se o imóvel possui as características que considera ser importantes

    Este passo revela-se crucial, pois nem sempre as características do imóvel correspondem ao anúncio. Portanto, assegure-se de que a casa tem tudo o que é mais importante para si.

    Esteja atento às redondezas

    Transportes públicos, serviços, comércio e escolas: lembre-se do que é importante para a sua família. Embora não constituam características essenciais, podem influenciar a decisão de comprar casa. Passeie pelas redondezas e confirme que tem tudo o que necessita.

    Verifique o estado de conservação

    Principalmente numa casa em segunda mão, na qual não pretende realizar obras nos próximos tempos, deve considerar este aspeto. Em primeiro lugar, observe o exterior, depois o interior do imóvel. Se puder, convide alguém conhecido, uma amigo ou familiar que tenha conhecimentos em construção, ou com olho para os pormenores, que frequentemente escapam. Preste atenção ao estado das paredes e do chão, verificando a existência de bolor ou outros sinais de infiltração.

    Antes de comprar casa, questione o vendedor relativamente às condições do sistema elétrico, da canalização e do isolamento exterior.

    Visite o imóvel em diferentes dias e horas

    Se o imóvel despertar o seu interesse, regresse em vários horários (de manhã, à tarde ou ao fim do dia). Alguns pormenores podem tornar-se visíveis apenas com luz natural, passando despercebidos noutras ocasiões.

    Conhecer a vizinhança

    Procure conhecer e falar com a vizinhança. Isto poderá dar-lhe informações preciosas sobre a casa, sobre o prédio, sobre a zona e sobre os seus futuros vizinhos.

    Esteja atento aos ruídos

    Em qualquer uma das visitas, esteja atento ao barulho na vizinhança e no exterior da casa. Pode encontrar-se numa zona demasiado movimentada, que poderá prejudicar a sua qualidade de vida.

    Levante questões sobre o condomínio

    Se o imóvel se inserir num prédio, deve informar-se sobre, por exemplo:

    • O valor das quotas;
    • A gestão do condomínio;
    • As obras recentes e previstas para o futuro.

    Posteriormente, se mantiver o interesse em comprar casa, pode requisitar as últimas três atas das reuniões de condomínio. Leia-as com atenção, pois poderá encontrar informação valiosa, como desacatos na vizinhança ou problemas estruturais que o possam afetar.

    Perguntas para levar no bolso

    Antes de comprar casa, é importante perceber o seu histórico. Assim, deixamos-lhe algumas questões a colocar ao vendedor ou ao agente imobiliário:

    Porque é que a casa está à venda?

    O proprietário ter encontrado trabalho noutra região ou a sua família estar a crescer constituem explicações possíveis. Todavia, o motivo pode também consistir na necessidade de obras para resolver problemas. Independentemente da razão, deve tomar conhecimento de todas as circunstâncias, pois estas condicionam a negociação, podendo permitir-lhe alcançar um preço mais barato ou excluir o imóvel das suas opções.

    Há quanto tempo está o imóvel no mercado?

    Se a casa está no mercado há muito tempo (principalmente há mais de três meses), pergunte ao agente imobiliário por que motivo não está a conseguir vendê-la. Existirão problemas que lhe passaram despercebidos?

    Questione se existiu alguma oferta anterior e qual foi a causa da desistência. Se não existir nenhum problema, a casa pode estar só demasiado cara. Contudo, estas informações podem significar que o vendedor aceitaria um valor inferior.

    Durante quanto tempo viveu o proprietário na casa?

    Outra questão fulcral antes de comprar casa é: durante quanto tempo viveram os proprietários nela? Se decidiram mudar-se após um curto período — ou se o imóvel passou de mão em mão várias vezes nos últimos anos —, deve descobrir o motivo. A habitação, a vizinhança ou o bairro podem ter problemas que o levariam a não comprar casa.

    Qual é o preço mínimo que o vendedor aceita?

    Muitas vezes o preço das casas é negociável (principalmente se o vendedor tiver pressa), o que lhe permitirá poupar milhares de euros. Esta informação também pode servir para decidir se avança (ou não) com a compra. Afinal, apesar de não corresponder a todos os seus requisitos importantes, um preço muito apelativo poderá motivá-lo a comprar casa.

    Os vendedores encontraram um novo lar?

    Se sim, podem estar ansiosos para vender a casa antiga o mais rapidamente possível. Caso contrário, se tiver de esperar até que encontrem outro lugar para viver, existirá maior incerteza na concretização do negócio. O processo para comprar casa pode demorar demasiado tempo, portanto, talvez deva procurar mais alternativas.

    Os vendedores já têm alguma oferta?

    O agente imobiliário provavelmente dir-lhe-á se existir outra oferta, mas não o valor oferecido. Contudo, se conseguir algumas pistas, poderá encontrar margem para negociar ou decidir não comprar casa.

    Está a pensar em comprar casa ou já encontrou a sua casa próxima casa, na UCI temos uma equipa de especialistas que o pode ajudar com o processo de financiamento. Contacte-nos e conheça as nossas vantagens!

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.

    Artigos relacionados

    Transferir o crédito habitação: será que vale a pena?
    Crédito habitação

    Transferir o crédito habitação: será que vale a pena?

    A prestação da sua casa tem subido? Está a ponderar transferir o crédito à habitação? Descubra neste artigo, se tal vale a pena, quais serão os custos associados e como funciona o processo.

    Guia completo - Passo 3: Vou comprar casa!
    Crédito habitação

    Guia completo - Passo 3: Vou comprar casa!

    Vai comprar casa? Da proposta à escritura pública, perceba como conduzir todo o processo e concluir o negócio com sucesso.

    Subida da Euribor: Como enfrentar?
    Finanças

    Subida da Euribor: Como enfrentar?

    A prestação do crédito à habitação continua a crescer, aliás, repetem-se notícias de que o Banco Central Europeu (BCE) voltou a aumentar as taxas de juro. Por isso, apesar de estarem a subir a um ritmo mais lento, ainda não há um fim à vista para as subidas da Euribor.