Aviso Apoio extraordinário às famílias para pagamento da prestação de contratos de crédito habitação (Decreto-Lei n.º 20-B/2023). Saiba mais aqui.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos

Guia da Compra de Casa

Custos

Associados à compra de habitação existem custos, nomeadamente os custos de processo e os custos de natureza legal

Custos de Processo

Custos de Processo

  • Despesas de Abertura

    Comissão estabelecida pela entidade financeira pela abertura do processo de financiamento.
  • Comissão de Avaliação

    Procedimento pelo qual um perito (avaliador) determina o valor de mercado do imóvel sobre o qual irá ser constituída hipoteca para garantia do empréstimo.
  • Comissão  de Preparação de Documentação Contratual

    Comissão estabelecida pela entidade financeira pela gestão do processo de financiamento.
  • Despesas de Solicitadoria

    Comissão estabelecida pela entidade financeira para o tratamento da documentação legal da operação.
Custos Legais

Custos Legais

  • Registo de Aquisição e de Hipoteca

    Atualmente existem duas formas de realizar uma escritura de compra e venda e mútuo com hipoteca: em Casa Segura (junto de um Cartório Notarial, que solicita todos os registos e cancelamentos prediais online), ou em Casa Pronta (junto de uma Conservatória do Registo Predial, onde todos os atos e cancelamentos prévios ficam lavrados de imediato). Em ambos os casos os valores encontram-se fixados legalmente.
  • Emolumentos Notariais - Escritura Pública de Aquisição e/ou Mutuo com Hipoteca e/ou Fiança

    Os emolumentos notariais são estabelecidos por cada Notário tendo por base o valor de cada um dos atos e dos imóveis que façam parte da operação. Os custos das escrituras são calculados com base no valor declarado de compra e venda, no número de bens imóveis, da especificidade dos atos, do número de cópias pedidas, entre outros fatores. A estes custos podem ainda acrescer valores a título de Certidão de escritura.
  • Certidão de Teor

    A Certidão Teor de todas as inscrições e descrições prediais pode ser obtida Online ou num Balcão da Conservatória do Registo Predial.
  • Imposto de Selo

    Imposto de Selo sobre a Aquisição de 8% sobre o preço de transação do imóvel constante na Escritura e Imposto de Selo de 6% sobre o montante de crédito utilizado.
  • IMT (Imposto sobre as Transmissões Onerosas de imóveis)

    O cálculo deste imposto obedece a valores estabelecidos anualmente no Orçamento de Estado, e diverge quanto à localização dos imóveis (Continente ou Regiões Autónomas) e à utilização do imóvel (Habitação Própria Permanente ou Secundária e para Arrendamento). O Cálculo deste imposto incide sobre o maior dos dois valores: valor patrimonial tributário do imóvel ou valor constante do ato ou contrato (por exemplo: escritura de compra e venda) e deve ser liquidado antes da escritura. As guias para pagamento do mesmo podem ser obtidas Online ou numa Repartição de Finanças.
  • IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis):

    É um imposto de pagamento anual que incide sobre o valor patrimonial tributário, constante da Caderneta Predial Urbana, e que abrange os prédios (rústicos, urbanos ou mistos) situados em território nacional. A definição das taxas do IMI é da responsabilidade dos municípios locais.
Soluções UCI
Vantagens
Simuladores de Crédito
Informação Útil
Institucional
Clientes
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
   
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios