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Geral Porquê contratar um Crédito Habitação Responsável? O Crédito Habitação é um compromisso de longa data que envolve um elevado montante de financiamento, por isso, o seu impacto nas finanças e no orçamento familiar é considerável. Por esse motivo, antes de contrair um Crédito Habitação, é muito importante avaliar o impacto que terá no rendimento do agregado familiar ao longo da duração do empréstimo. Portanto, na altura de contratar um Crédito Habitação o ideal é:

- Avaliar a Capacidade Financeira. Avalie o valor mensal que terá de pagar com a prestação do Crédito Habitação e o que resta para fazer face às restantes despesas do agregado familiar. Antecipe despesas com os filhos e com a educação, pense nos projetos ou nos investimentos que pretende realizar ou ainda nas poupanças que gostaria de fazer.

- Estabelecer limites. Defina o valor máximo até ao qual está disposto a endividar-se junto da Instituição Financeira – mas seja cauteloso. Recorde-se que os imprevistos acontecem e que além da prestação mensal com o Crédito Habitação deve considerar também os custos com os seguros, o condomínio, eventuais obras de recuperação, mobilar a casa, entre outros. Considere ainda a eventualidade de um aumento nas taxas de juro e o impacto que isso poderá ter no seu dia-a-dia e na prestação.

- Considerar as despesas associadas à compra da casa. A compra de uma habitação implica uma série de custos de aquisição que vão muito para além dos custos com a prestação. Informe-se de todos os custos que terá de suportar com a compra da casa (impostos, despesas com cartórios, despesas com escrituras) e, se possui alguma poupança, considere utilizá-la neste momento.

Outro aspeto essencial na altura de comprar casa passa pela decisão da Instituição Financeira que o vai acompanhar durante todo o processo. Além de necessitar de estar bem informado e de conhecer bem os detalhes da proposta apresentada pela Instituição Financeira, deve ter em conta os seguintes aspetos:

- Compromisso. Um Crédito Habitação exige um compromisso - o Compromisso da Instituição Financeira em trabalhar com os clientes de forma leal, justa e transparente em relação aos produtos e serviços que são apresentados. No entanto, este compromisso tem de ser de ambas as partes, porque quer os clientes quer as Instituições, têm as suas responsabilidades.

Transparência. O Crédito Habitação tem de ser transparente para ser responsável. O cliente deverá receber informação verdadeira, completa e precisa sobre os produtos e as suas modalidades, de forma a poder escolher as soluções de financiamento que melhor se adaptam às suas necessidades.

Flexibilidade. O Crédito Habitação deve ter em conta as circunstâncias de cada cliente. Por isso, um Crédito Habitação deve oferecer a cada cliente uma solução que responda às suas circunstâncias particulares.

Experiência. Um Crédito Habitação contrata-se com uma Instituição de Crédito sólida e experiente. Uma entidade que conta com uma equipa de profissionais que está sempre ao lado do cliente, para o orientar e esclarecer as suas dúvidas.

Por tudo isto, o Crédito Habitação é um compromisso que resulta de um conjunto de responsabilidades. Só com o envolvimento de ambas as partes se pode garantir um Crédito Responsável.
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