• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Vantagens do crédito habitação taxa fixa

    26 mar 2021
    Tempo de leitura: 4 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Vantagens do crédito habitação taxa fixa

    Crédito habitação taxa fixa, variável ou mista? Esta é uma das escolhas mais relevantes quando se analisa uma proposta de crédito habitação para comprar casa.

    A escolha da taxa de juro tem impacto sobre o valor total de crédito a ser pago e, claro, na prestação mensal. Sendo assim, a pergunta que se coloca é: sabe o que define um crédito habitação com taxa fixa, com taxa variável ou com taxa mista?

    Saiba as diferenças entre as taxas de juro.

    As três taxas de juro praticadas no crédito habitação, influenciam a prestação e, cada uma delas, tem particularidades que se ajustam a diferentes necessidades. O crédito habitação taxa fixa é a escolha certa para quem privilegia a segurança,pois mantém-se estável durante todo o empréstimo. A taxa de juro variável tem, como o nome indica, um valor variável determinado através de um indexante que, em Portugal, costuma ser a Euribor. Por último, existe também a taxa mista, que junta as duas anteriores por períodos de tempo previamente definidos, um de taxa fixa e outro de taxa variável durante todo o crédito habitação.

    Saiba o que escolher: Taxa Fixa ou Variável?

    Vantagens do crédito habitação taxa fixa

    Se escolher a casa certa representa uma escolha muito pessoal com requisitos tão diferentes para cada um de nós, o mesmo acontece com as taxas de juro, pelo que não se pode genericamente concluir que uma opção é melhor que a outra. A análise tem de ser feita caso a caso, tendo em conta o perfil e necessidades de cada cliente.

    O crédito habitação taxa fixa é a solução ideal para quem valoriza a segurança, não quer depender das flutuações do mercado e quer ter sempre a mesma prestação do início ao fim do empréstimo, seja qual for o prazo.

    Ao escolher o crédito habitação taxa fixa, estará a jogar pelo seguro. Assim, terá a certeza que não vai ter surpresas e que não haverá qualquer revisão da taxa de juro, que se mantém fixa no mesmo valor, independentemente das oscilações do mercado.

    Comparativamente com a Taxa Variável, a grande vantagem de um crédito habitação Taxa Fixa, é sem dúvida o não estar dependente das oscilações do mercado, sabendo com antecedência que valor pagará em cada uma das prestações do empréstimo, seja a primeira, a trigésima ou a última. Com a Taxa Variável até poderá ter uma prestação inicial mais baixa do que com a Taxa Fixa, mas por quanto tempo? É impossível saber e, essa incerteza, é uma consequência inevitável de escolher uma Taxa Variável, aceitando que, em certos momentos, a prestação será mais baixa e noutros, será mais elevada, conforme a Euribor for evoluindo.

    Como é calculada a taxa fixa?

    O crédito habitação taxa fixa é calculado com base numa taxa que é definida pelo banco ou tendo como referência a taxa fixa que se pratica no mercado interbancário para o mesmo prazo: a taxa swap. Por norma, o valor a taxa fixa é mais alto do que a taxa Euribor em vigor naquele momento, isto porque com a taxa fixa se está a assegurar que a taxa de juro e prestação não mudam com as variações de mercado, mesmo quando a Euribor sobe. Se a Euribor descer, a prestação também não atualiza.

    Mas o que é a Euribor?

    A Euribor é uma taxa baseada na média dos juros cobrados por um painel de 52 Bancos na Zona Euro entre si para se financiarem, sendo por isso influenciada pela conjuntura económica e a política do Banco Central Europeu, o que significa que ao optar por um crédito habitação com Taxa Variável, o seu empréstimo também será influenciado por esses fatores.

    A vida dá muitas voltas, mas o crédito à habitação não precisa de as acompanhar.

    As palavras de ordem no crédito habitação taxa fixa são, portanto: estabilidade, segurança e tranquilidade. O que permitirá fazer planos a longo prazo de forma mais confortável, pois sabe que, mesmo que tudo mude, o crédito habitação taxa fixa será sempre o mesmo.

    Se o primeiro passo é a informação, o passo imediatamente a seguir é fazer uma simulação num simulador crédito habitação. Só assim conseguirá ter uma visão real e de longo prazo para o seu crédito à habitação. E pode contar com o nosso apoio e esclarecimentos, sempre que precisar.

    Sabe o que deve analisar na sua simulação crédito habitação?

    Será que o crédito habitação taxa fixa é a escolha certa para si?

    Não há uma resposta certa para esta pergunta. É tudo uma questão de perceber aquilo que mais valoriza no seu crédito à habitação, falar com especialistas e tomar uma decisão final consciente e informada. Apenas deixamos uma certeza: se não gosta de arriscar e prefere ir pelo seguro, opte pelo crédito habitação taxa fixa.

    Aproveite e descubra o crédito habitação taxa fixa com a UCI

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.