Aviso Juntos em Segurança. Novas medidas de segurança UCI no atendimento a clientes.
Precisa de ajuda?
Nós ligamos
Está no caminho certo para comprar a sua nova casa. Escolha o Crédito Habitação UCI

Vantagens de comprar casa com elevada eficiência energética

28 de abril de 2022
Atualidade Crédito HabitaçãoArtigo
Voltar / gostam deste artigo 5
Vantagens de comprar casa com elevada eficiência energética

Valor, infraestruturas e segurança são alguns elementos que deve considerar na escolha de uma habitação. Atualmente, são cada vez mais as famílias que privilegiam uma casa sustentável, que proporcione conforto enquanto protege o ambiente, ou seja, que tenha elevada eficiência energética. Mas comprar uma casa com essa característica é de facto importante? E há outras vantagens em fazê-lo, para além dos benefícios ambientais? Saiba mais neste artigo.

O que significa eficiência energética?

No inverno, costuma ter de ligar o aquecimento mais do que gostaria? E no verão, tem o ar condicionado ou a ventoinha sempre ligados? Provavelmente, significa que a sua casa não tem uma boa classificação em termos de eficiência energética, tal como a maior parte das habitações em Portugal, devido a ineficiências na sua construção e nos seus acabamentos.

De forma simples, eficiência energética é a capacidade para utilizar menos energia para fazer o mesmo trabalho, sem comprometer o conforto e as necessidades das famílias, com a iluminação, o aquecimento ou a conservação dos alimentos. Esta é uma das maneiras mais simples de eliminar o desperdício de energia e reduzir os custos com a mesma.

No essencial, a eficiência energética diz respeito ao aproveitamento dos recursos naturais, seja a luz do sol, o calor ambiente ou até a água das chuvas, evitando assim ter de consumir esses recursos por uma via artificial, o que implicaria maiores custos, consumo de recursos naturais e geração de resíduos.

Onde se consulta a eficiência energética de um imóvel?

Um documento fundamental para que um imóvel possa ser transacionado é o certificado energético, e é exatamente nesse documento que é avaliada a eficiência energética de um imóvel, utilizando uma escala de A+ (que representa o desempenho mais elevado) a F (que significa que a casa é pouco eficiente).

É obrigatório apresentar o certificado energético quando o imóvel é colocado no mercado, pelos proprietários ou pelos mediadores imobiliários (exceto quando a habitação é considerada devoluta), sendo necessário renovar esse certificadosempre que o imóvel seja alvo de intervenções superiores a 25% do seu valor.

Mas para além de avaliar as condições atuais do imóvel, uma importante função do certificado energético é orientar e motivar para a realização de intervenções que melhorem a eficiência energética do imóvel. São por isso sugeridas no certificado energético diferentes melhorias, que são acompanhadas de uma estimativa de custos, assim como do impacto que teriam em termos de classificação energética do imóvel.

Não obstante a sua importância, o certificado energético é, erradamente, pouco valorizado pelos proprietários. Não foi por isso surpreendente perceber que 87,8% dos inquiridos no estudo “Casa_PT”, que a UCI realizou em parceria com o Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa, não sabiam qual a classe energética da sua casa.

Aliás, quando no mesmo estudo se questionou que características foram mais valorizadas pelos inquiridos na casa que decidiram comprar, apenas 12,8% dos inquiridos refere a eficiência energética. Mas, afinal de contas, é importante ter em conta a eficiência energética no momento de comprar uma casa? Claro que sim. Saiba de seguida porquê.

Benefícios de ter uma casa com elevada eficiência energética

Há muitas vantagens em ter uma casa energeticamente eficiente, por exemplo:

Faturas mensais inferiores

Estima-se que as despesas com habitação, água, eletricidade e gás ultrapassem os 30% dos custos mensais e anuais totais das famílias, de acordo com dados da Adene. Se apostar numa casa com elevada eficiência energética, irá conseguir poupar nessas faturas mensais de forma contínua e recuperar desta forma o investimento extra feito.

Investimento com retorno

Comprar uma habitação com elevada eficiência energética não deve ser visto como uma despesa, mas como um investimento. O retorno são as poupanças que consegue ao longo da vida útil dos equipamentos ou da casa. Aliás, este investimento tende a aumentar a longo prazo, consoante o preço da energia sobe. Para além disso, a classificação energética vai fazer diferença no momento em que decidir de vender a casa, o que nos leva ao ponto seguinte.

Valorização do imóvel

No mercado imobiliário, os imóveis com eficiência energética mais elevada são, geralmente, vendidos por um preço mais alto. Estará assim a comprar uma casa que vale mais, e pela qual vai conseguir um valor maior se um dia precisar de vendê-la.

Condições especiais de financiamento

Comprar uma casa com elevada eficiência energética pode permitir-lhe beneficiar de condições especiais de financiamento, dando-lhe acesso ao chamado crédito habitação green, que consiste na aplicação de uma bonificação na taxa de juro caso o imóvel tenha uma classificação energética muito boa.

A UCI é uma entidade financeira com elevado compromisso com a sustentabilidade, com o bem-estar social e com a proteção do meio ambiente, por isso, disponibiliza soluções de financiamento para incentivar a aquisição de imóveis com melhor performance energética e que permitem obter condições financeiras vantajosas no crédito habitação.

Mais qualidade de vida

Ao tornar o imóvel mais eficiente, aumenta o conforto na sua casa, além de trazer benefícios ??para a saúde. Afinal, uma habitação mal isolada pode promover o aparecimento de humidade, bolor e ácaros, prejudiciais para pessoas com problemas respiratórios e alergias.

Planeta mais sustentável

A eficiência energética é uma ótima maneira de reduzir a sua pegada de carbono e proteger o planeta. Isto é, quanto menos energia fóssil e não renovável consumir, menos contribui para o efeito estufa, que tem consequências diretas no aquecimento global, clima e na saúde da população.

O que caracteriza uma casa sustentável?

O que caracteriza uma casa sustentável?

Uma casa com eficiência energética é projetada para conservar e reduzir o consumo energético. Deve, portanto, privilegiar a construção sustentável, os eletrodomésticos eficientes e favorecer o consumo de energias renováveis.

Quando procura uma habitação com eficiência energética, tenha em atenção os seguintes pontos:

Materiais sustentáveis 

Na construção sustentável é importante que tanto os materiais como o seu transporte sejam o mais ecológicos possível, procurando minimizar as emissões de gases prejudiciais para o ambiente.

Se está a construir uma casa de raiz, ou a pensar em renovar um imóvel, privilegie materiais reciclados, de origem local – ou que não tenham de fazer um percurso muito grande para chegar até si –, com um processo de fabrico sustentável e que não tenham impacto no ambiente e na saúde pública.

Energia solar

Se o sol é uma fonte inesgotável de energia, porque não aproveitá-la? Se a casa tiver painéis solares, estará a tirar partido desta energia limpa para reduzir o consumo e as despesas com eletricidade, climatização e aquecimento das águas. Além disso, diminuirá a sua dependência de energias não renováveis. Bom para a sua carteira e para o ambiente.

Isolamento térmico

O isolamento térmico é um parâmetro fundamental da eficiência energética de uma casa. As vantagens são muitas: reduzem o ruído, evitam o aparecimento de humidade, ajuda a manter a temperatura ideal sem recorrer a equipamentos de aquecimento ou arrefecimento, e, mais importante, permite diminuir a fatura e a pegada energética.

Janelas eficientes

As janelas são importantes pontos de fuga e/ou entrada de calor, pelo que optar por janelas eficientes vai permitir-lhe ter um maior conforto térmico, ajudando a conservar o calor no interior da casa no Inverno e a impedir a entrada de calor exterior no Verão, o que terá efeitos práticos em termos das necessidades de climatização, que serão menores. Adicionalmente, o isolamento acústico será muito maior, pelo que poderá beneficiar de uma casa mais silenciosa e relaxante.

Equipamentos de baixo consumo

Se decidir adquirir uma casa com elevada eficiência energética, não estrague depois tudo com más decisões em relação aos eletrodomésticos. Precisa de comprar televisão, frigorífico ou máquina de lavar? Então, na hora de escolher os eletrodomésticos e equipamentos para a sua casa, preste atenção à etiqueta com a classe energética e dê preferência aos equipamentos de Classe A (mais eficiente) em vez daqueles pertencentes à classe G (menos eficiente). São mais amigos do ambiente e permitem igualmente poupar dinheiro todos os meses.

Precisa de financiamento para comprar uma casa sustentável?

Se quer comprar uma casa nova e quer investir num imóvel mais sustentável, pode contar com a UCI e beneficiar do crédito habitação Green, que oferece condições vantajosas para aquisição de imóveis com certificação energética A+, A e B. Contacte-nos para saber mais.

Artigos Relacionados
Soluções UCI
Vantagens
Simuladores de Crédito
Informação Útil
Institucional
Clientes
Grupo UCI
Área de <b>Clientes</b>
Vantagem Traz um Amigo Quem tem um amigo tem tudo!

Até vantagens no Crédito Habitação. Ao recomendar o Crédito Habitação UCI ganha e os seus amigos ganham também.
Precisa de ajuda?
Preencha com os seus dados que nós ligamos
Nome*
 
E-mail*
   
Telefone*
   
Quero ser contactado*
 
Assunto*
 
Mensagem
* campos obrigatórios