• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Crédito para obras: Invista na casa dos seus sonhos

    28 mai 2021
    Tempo de leitura: 5 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Crédito para obras: invista na casa dos seus sonhos

    O crédito para obras ou o crédito habitação aquisição e obras podem ser a solução para tornar uma casa quase ideal, na casa que tem tudo aquilo que precisa.

    Encontrar a casa certa pode ser um desafio, mas às vezes é preciso uma pequena intervenção para tornar o sonho uma realidade.

    Quer saber mais? Então vamos contar-lhe tudo!

    A aquisição de imóveis em segunda mão representa a maior fatia de mercado em Portugal. Uma das principais razões para isso acontecer é o preço destes imóveis, que geralmente são mais baixos do que em construção nova.

    Outro motivo pode ser a zona em que se pretende viver. Em muitas localizações, sobretudo nas cidades, existe apenas oferta de imóveis usados.

    Seja porque motivo for, comprar casa usada é em muitos casos a primeira opção para muitos portugueses. E um dos problemas de comprar casa usada, dependendo da antiguidade do imóvel, do uso dado, do desgaste e das intervenções realizadas pelo anterior proprietário, é que o imóvel poderá não estar nas melhores condições e precisar de algumas obras de renovação.

    Mas a verdade é que não há nada como o cheirinho a novo de uma casa recém pintada, uma cozinha mais funcional e atualizada ou um chão novo e moderno. E além do aspeto estético, umas obras de renovação podem também tornar a sua nova casa mais eficiente, acolhedora e funcional.

    Mas, a não ser que seja um expert em DIY (Do It Yourself), tenha muitos amigos com conhecimentos em construção que o ajudem ou tenha a sorte de participar num programa de TV de renovação de casas, para uma grande parte das intervenções poderá necessitar de crédito para obras. Mas não se preocupe, nós explicamos como pode fazê-lo!

    Crédito para obras

    O crédito para obras destina-se a pequenas obras de reforma e beneficiação da casa. Para ser concedido, requer que exista um orçamento de obras realizado por uma empresa de construção. É com base nesse orçamento que se determina o valor do empréstimo e as fases da obra.

    Atenção que no crédito para obras o financiamento é libertado por tranches, à medida que a obra vai avançando. Pelo que, na determinação das fases da obra será definido em que momento é libertada cada parte do empréstimo, havendo sempre uma vistoria no final de cada fase.

    Até aqui temos estado a falar apenas de crédito para obras. Mas se o seu objetivo for adquirir um imóvel e realizar obras? É a mesma coisa? Não necessariamente. O que nos leva ao ponto seguinte.

    Vantagens do crédito habitação aquisição e obras UCI

    A maioria das instituições considera o crédito para obras como uma solução diferente do crédito habitação, mesmo que o empréstimo habitação e o crédito para obras decorram em simultâneo.

    Mas será que tem mesmo de contratar dois empréstimos distintos para concretizar o seu sonho de comprar uma casa e de a renovar? Não! Com a UCI tem a possibilidade de fazer apenas um crédito habitação aquisição e obras, juntando os dois empréstimos num só.

    Qual é a vantagem?

    A vantagem é que, neste caso, as taxas de juro não são diferenciadas para o financiamento das obras e da aquisição, como acontece noutras instituições, permitindo assim aceder ao crédito para obras à mesma taxa de juro aplicada ao crédito habitação. O que é uma clara vantagem, visto o crédito para obras normalmente envolver taxas de juro mais elevadas, o que representa um maior custo com o crédito.

    Portanto, ao ser aplicada a mesma taxa de juro do crédito habitação, pagará menos por esse dinheiro do que pagaria pelo mesmo valor se contratasse apenas um crédito para obras.

    Leia também: A UCI explica as Taxas de Juro

    No crédito habitação aquisição e obras UCI o empréstimo tem em conta a valorização do imóvel com a realização das obras, e não apenas o estado atual do imóvel, o que permite financiar o valor necessário para as obras, incluindo-o no crédito habitação.

    O importante é assegurar que o valor total (do crédito habitação e do crédito para obras) representam até 90% do valor da avaliação do imóvel após a realização das obras.

    Outra vantagem da solução UCI é que o valor da prestação é calculado em função do capital efetivamente libertado (e à medida que as obras avançam) e não sobre a totalidade do crédito.

    O que permite que a prestação só vá aumentando em função do dinheiro efetivamente utilizado, enquanto noutras soluções no mercado começa desde o início a pagar a prestação tendo em conta a totalidade do crédito para obras, mesmo que ainda não disponha de todo o empréstimo.

    Portanto, se vai comprar casa e precisa de fazer obras, esta solução permite fazer tudo de uma só vez, com vantagens face a outras soluções que se focam apenas no crédito para obras.

    Melhorar a eficiência energética: uma mais-valia do crédito para obras

    Quando pensa em obras de reforma e beneficiação, provavelmente pensa em melhorias estéticas, em reparar algumas marcas da passagem do tempo ou em algumas alterações para que a casa esteja mais ajustada às suas necessidades.

    Mas, e se aproveitar para tornar a sua casa mais confortável e eficiente? Hoje em dia é fundamental pensar também em eficiência energética e perceber que, ao fazer algumas melhorias em aspetos-chave, pode estar a melhorar a classe energética do seu imóvel, o que significa uma melhoria da qualidade de vida, ter uma casa mais saudável e poupar nos consumos energéticos.

    A melhoria da eficiência energética pode ser conseguida com algumas soluções de construção sustentável, como por exemplo:

    • Apostando no isolamento térmico da casa, tanto das paredes como das coberturas;
    • Investindo em janelas eficientes que reduzem as perdas de calor do interior no inverno e a entrada de calor no verão;
    • ou até mesmo em painéis solares fotovoltaicos, que convertam a radiação solar em energia elétrica.

    Leia também: Crédito Construção: Saiba Tudo!

    Estas melhorias, para além de reduzirem a pegada ecológica da sua casa, permitem reduzir as faturas de energia e valorizar o imóvel, permitindo recuperar o investimento se um dia tiver de vender a casa.

    Portanto, se vai realizar obras, deve sem dúvida considerar a melhoria da eficiência energética, com a vantagem adicional de que, caso opte pela solução de crédito habitação aquisição e obras da UCI, se as obras realizadas na sua casa resultarem numa melhoria de pelo menos 30% do desempenho energético da casa, poderá ter acesso a uma bonificação da sua taxa de juro.

    Parece-lhe interessante? Então entre em contacto connosco e saiba mais sobre esta solução.

    Conheça também: Quais os passos do crédito habitação

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.