• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Como é que o banco o vê?

    20 jan 2020
    Tempo de leitura: 4 Minutos
    Como é que o banco o vê?

    Sabe o que é mais valorizado ao analisar um pedido de Crédito Habitação? Siga os nossos conselhos.

    1. Explique o seu caso

    Para conceder o financiamento, antes de mais nada será necessário conhecer o seu caso, as suas motivações, perceber a sua situação financeira, as suas expectativas e as razões que o levam a comprar casa.

    Apresentar o seu caso de forma clara e objetiva, é a forma mais fácil para encontrar uma solução adequada e evitar que surjam surpresas inesperadas no decorrer do processo.

    2. Peça um empréstimo à sua medida

    Pedir um crédito habitação para a casa que pode ter, e não para a casa que sonha ter. Avaliar bem a capacidade financeira, os encargos fixos e procurar adquirir uma casa que não coloque em risco a estabilidade financeira do agregado familiar é um dos pontos mais importantes.

    A última coisa que a Instituição quer, é que deixe de pagar a prestação, por isso, é realizada uma análise detalhada do seu pedido e da sua capacidade financeira.

    Antes mesmo de procurar casa, nada como verificar qual é a capacidade financeira e o montante de empréstimo que pode obter. Depois basta procurar imóveis que se enquadrem dentro desse limite.

    3. Não peça a totalidade do valor do imóvel

    Quanto maior a percentagem de financiamento, maior será o risco da operação e, maior será também a probabilidade de a operação não ser aprovada. Quanto mais garantias apresentar ao banco, maior será a probabilidade de conseguir a aprovação do seu crédito habitação.

    4. Escolha um imóvel que valorize

    Ao conceder um empréstimo habitação, o imóvel passa a ser uma das garantias do financiamento.

    É fácil perceber que esse imóvel é um bem precioso, não só para quem está a comprar, mas também para quem fica com essa garantia.

    Ao procurar um imóvel, escolha zonas que possuam algum potencial de valorização imobiliária, isto é, zonas ou imóveis que, pelas suas características, sejam mais valorizados e apetecíveis para o mercado imobiliário.

    Procure saber tudo sobre o imóvel e a zona onde está a comprar, nomeadamente:

    • Se há muitas casas há venda:
    • Se é uma zona com procura imobiliária;
    • Se os materiais de construção do edifício e do imóvel são bons;
    • Se existem projetos imobiliários e infraestruturas previstos para a zona;
    • Se é uma zona com boas acessibilidades e serviços;
    • Se possui escolas próximas.

    Em suma, se é um bom negócio que possa valorizar.

    5. Tenha uma situação profissional e financeira estável

    O perfil de risco é determinante para a instituição financeira, por isso, a situação profissional e o vínculo com a entidade patronal são fatores determinantes na aprovação do empréstimo.

    Quanto mais estável for a situação profissional dos proponentes e das empresas, maior será a probabilidade de estarmos perante um perfil financiável.

    Critério 6. Tenha uma Taxa de Esforço baixa

    A taxa de esforço é um dos indicadores utilizados para avaliar a viabilidade e a capacidade financeira. Esta taxa traduz, na prática, a relação entre os rendimentos do agregado familiar e os encargos.

    Considerando o encargo mensal com a prestação de Crédito Habitação, outros encargos fixos e outras responsabilidades (por exemplo créditos pessoais) o ideal é que a taxa de esforço se situe abaixo dos 35% ou 40%.

    Leia ainda: Como calcular a sua taxa de esforço?

    Considerar a liquidação de outros créditos antes de avançar com o pedido de empréstimo para não prejudicar a taxa de esforço é uma dica útil.

    Outra dica é procurar pedir um montante de empréstimo condizente com os rendimentos e encargos uma vez que quanto maior for a taxa de esforço, maior será o risco da operação.

    7. Não ter incidências bancárias

    Ter um passado de bom pagamento e cumprimento das responsabilidades de crédito é essencial para ser visto como um bom cliente.

    Ao solicitar o empréstimo, será verificado junto do Banco de Portugal o historial e as responsabilidades de crédito, para certificar que não existe nenhuma incidência ou incumprimento.

    Por isso é importante manter sempre uma atitude responsável e cumprir com as responsabilidades de crédito ao longo da vida.

    Ter sempre presente a data de cobrança das prestações de crédito e a conta aprovisionada para fazer face a esses encargos é meio caminho andado para não ter problemas no futuro.

    8. Apresente boas garantias

    Quanto maior o envolvimento na compra de casa, maiores as probabilidades da operação de crédito ser aprovada.

    Leia ainda: O que é o LTV?

    Possuir alguém que aceita ser fiador no Crédito Habitação, sobretudo se forem familiares próximos e com estabilidade financeira, pode ser um bom argumento para conseguir a aprovação do empréstimo.

    9. Procure uma solução adaptada às suas necessidades

    Existem vários tipos de soluções e de produtos financeiros – por isso, é fator positivo procurar soluções que se adaptem às necessidades de cada caso. Neste sentido é importante ponderar questões como o prazo de financiamento, opções de taxa fixa ou variável, seguros associados ao crédito habitação, entre outros.

    Quer saber mais? Fale connosco!

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.