• Linha Direta
  • UCI
  • 213 002 042 | 932 442 604
  • Crédito habitação

    Casa nova ou usada: qual a melhor opção?

    09 ago 2022
    Tempo de leitura: 8 Minutos
    ESCRITO POR UCI
    Casa nova ou usada: qual a melhor opção?

    Escolher entre uma casa nova ou usada, é uma das primeiras questões que vai seguramente enfrentar. Embora não haja uma resposta fechada para esta questão, existem vários fatores, vantagens e desvantagens que pode e deve analisar. Para o ajudar neste processo, preparámos este artigo para si.

    Como estão as vendas no mercado de habitação em Portugal?

    Comece por avaliar a situação do mercado. Atualmente, a tendência quanto aos preços das habitações continua a ser de subida. Segundo dados recentes do INE, os preços das casas subiram 12,9% nos primeiros três meses de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, tendo sido transacionados mais de 43 mil imóveis.

    Em relação à escolha entre casa nova ou usada, destacam-se os seguintes dados:

    • a compra de casa nova aumentou 28,7%, em termos homólogos, para 7603 casas;
    • a aquisição de imóveis usados registou um crescimento de 25,2% em variação homóloga, tendo sido transacionadas 35 941 habitações;
    • o valor global investido por quem comprou casa nova subiu 53,4%;
    • o investimento global em casas usadas cresceu 41,8%.

    A subida dos valores investidos não será alheia ao contexto atual de aumento generalizado dos preços, muito presente nos custos dos materiais e da energia. Como tal, o impacto no preço das casas novas e usadas é inevitável.

    Fatores a considerar na compra de uma casa nova ou usada

    Além da situação do mercado — que é importante ter em conta —, e antes de partir para a análise das vantagens e desvantagens de uma solução ou outra, é importante analisar um conjunto de fatores que serão determinantes para a sua decisão.

    Os motivos

    O primeiro passo neste processo em que tem de optar entre comprar casa nova ou usada deve começar com uma reflexão sobre quais os verdadeiros motivos e necessidades que o levam a tomar esta decisão:

    Assim, seja qual for a sua situação, procure ter sempre em mente os verdadeiros motivos que o levam a ponderar comprar uma casa nova ou usada.

    O preço

    O budget disponível é um dado incontornável na decisão de comprar uma casa nova ou usada. Embora existam muitos fatores que determinam o preço de uma habitação, há um padrão que pode ser tido em conta.

    Nesse sentido, assumindo a mesma tipologia ou localização, teoricamente, uma casa nova — por ser uma construção mais recente — terá um preço mais elevado do que um imóvel usado. Por outro lado, uma casa usada pode necessitar de obras e o preço inicialmente mais baixo pode não revelar a totalidade do investimento que precisa de fazer. Aqui, tem mesmo de fazer contas.

    A localização

    A localização é determinante na escolha de uma casa nova ou usada. Se, por exemplo, quer morar num centro urbano e quer ter bons acessos e estar perto de todos os serviços, então a melhor opção poderá ser comprar uma casa usada, isto porque, geralmente nos centros urbanos a oferta de habitações novas é mais escassa e os preços são substancialmente mais elevados.

    Já se pretende mudar para a periferia de uma cidade e procura mais tranquilidade, poderá ser mais fácil encontrar uma casa nova, e até com dimensões maiores, a preços mais acessíveis.

    A área útil

    A dimensão da habitação é outro dado importante a analisar. Neste caso, quem procura uma casa com mais espaço — por exemplo, para uma família numerosa — terá maior probabilidade de encontrar um imóvel com as dimensões adequadas se for uma casa nova. Isto porque as construções mais recentes são tendencialmente maiores e dispõem de espaços como arrecadação, garagem, varandas ou mesmo jardim.

    Por outro lado, se o objetivo é comprar uma habitação mais pequena e valoriza o facto de viver em zonas mais históricas, a compra de uma casa usada é a solução mais fácil. Nesta situação, as necessidades e as preferências ditarão a escolha.

    O estado de conservação do imóvel

    A opção entre uma casa pronta a habitar e uma casa a precisar de obras é, de facto, outro ponto a decidir e que, obviamente, pode determinar desde logo se a opção é por uma casa nova ou usada.

    Quando o objetivo é comprar uma casa moderna e pronta a habitar, a casa nova é a opção mais óbvia. Já se o objetivo é comprar um imóvel que precisa de obras de conservação para poder adaptá-lo ao seu estilo e necessidades, a solução vai recair sobre uma casa usada.

    A eficiência energética

    Cada vez mais, as questões de sustentabilidade e de eficiência energética são determinantes nas escolhas dos consumidores. Se esse é um critério que valoriza, então a compra de uma casa nova será, geralmente, a melhor opção.

    Isto porque a construção de casas novas tem de obedecer a um conjunto de normas que visam salvaguardar a segurança e a proteção ambiental, resultando numa classificação energética mais alta. Com isso é possível, simultaneamente, poupar nos gastos mensais com energia e assegurar um menor impacto ambiental.

    As casas usadas, em muitos casos, foram construídas quando outras normas estavam em vigor e, portanto, têm tendencialmente uma classificação energética mais baixa. O que implica um elevado investimento caso pretenda melhorar a eficiência energética.

    Comprar uma casa nova

    Depois da análise dos pontos anteriores, está mais inclinado a comprar uma casa nova? Se lhe parece que sim, consulte as vantagens e desvantagens desta opção para poder ter a certeza de que faz a escolha certa.

    Vantagens de comprar uma casa nova

    • Uma casa nova é sempre um imóvel a estrear. Tudo está novo e, em princípio, moderno e a funcionar bem, proporcionando um espaço de conforto.
    • Se comprar a casa em construção, pode ainda ter a possibilidade de escolher alguns materiais e características. Assim, terá uma casa nova totalmente ao seu gosto.
    • Tratando-se de uma construção mais recente, obrigada a cumprir normas de sustentabilidade e isolamento térmico, uma casa nova acaba também por ser mais económica a médio/longo prazo. As contas de água, luz e gás são tendencialmente mais baixas. 
    • Caso os planos sejam vender o imóvel algum tempo depois, a compra de uma casa nova pode representar uma margem de lucro mais elevada. Isto porque estas casas têm um potencial de valorização maior em relação a uma casa usada.

    Desvantagens de comprar uma casa nova

    • Uma das principais desvantagens de comprar uma casa nova, em vez de uma casa usada, é o custo. Para um imóvel com a mesma tipologia e localização, o preço de uma habitação nova será mais elevado.
    • Em determinadas localizações, por exemplo nos centros das cidades, a oferta para a compra de casa nova é mais escassa, o que pode limitar a sua escolha.
    • A mudança para a nova casa, se ainda estiver em construção, pode não acontecer de forma tão imediata quanto gostaria e tem de contar com possíveis atrasos no processo de mudança.

    Comprar uma casa usada

    Da análise que fez até aqui, a compra de uma casa usada pode ser uma hipótese a considerar? Também neste caso, enumeramos um conjunto de vantagens e desvantagens para o ajudar a decidir.

    Vantagens de comprar uma casa usada

    • O preço é logo o argumento que vem à cabeça quando se elenca as vantagens de comprar uma habitação usada, em comparação com uma casa nova. O potencial de encontrar uma casa mais barata é maior.
    • A localização é também um fator geralmente a favor de uma casa usada, já que há maior oferta nos centros das cidades e está mais perto do comércio e serviços.
    • Se valoriza aspetos como as referências históricas e a arquitetura, a compra de uma casa usada pode ser mais interessante para si, porque pode permitir-lhe comprar uma casa com mais personalidade.
    • Uma casa usada permite também que possa habitá-la assim que concluir o processo de compra, o que pode não acontecer numa casa nova que ainda esteja em construção.
    • Algumas casas usadas podem ter a vantagem de incluir mobiliário, caso esta seja uma das soluções que procura. Numa casa nova, essa é uma condição que raramente existe.

    Desvantagens de comprar uma casa usada

    • A necessidade de fazer algumas obras de remodelação, ainda que pequenas, para reparar danos típicos do uso e de anos de desgaste, é um possível encargo a contabilizar. Se tem dúvidas, visite a casa com um especialista para perceber que valores terá de gastar em reparações.
    • O facto de se tratar de um imóvel que já teve diversos proprietários implica ainda a necessidade de consultar registos e documentação que clarifiquem os encargos que existem sobre a casa.
    • Tendencialmente, uma casa usada terá um pior desempenho em termos de eficiência energética, o que tornará a casa menos confortável em termos térmicos, podendo ser necessário recorrer a sistemas de climatização, o que tem um impacto significativo nas faturas de energia.
    • É comum nas casas usadas estar a lidar com um proprietário que está a vender essa casa para se mudar para outra, o que pode tornar as negociações mais complexas e implicar alguns condicionantes em termos de timings.

    Hora de tomar uma decisão

    Chegada a hora de decidir, pode ajudar se fizer uma lista dos fatores determinantes para a sua escolha, visualizando melhor os pontos a favor e contra de cada uma das opções. Por exemplo, na lista que deixamos abaixo, as suas opções recaem mais para a coluna da casa usada ou da casa nova?

     

    Casa nova

    Casa usada

    Orçamento menor

     

    V

    Estrear o espaço

    V

     

    Casa pronta a habitar

     

    V

    Mais espaço

    V

     

    Localização mais central

     

    V

    Estilo moderno

    V

     

    Adaptar o espaço ao seu estilo

     

    V

    Simplicidade do processo

    V

     

    Potencial de valorização

    V

     


    Mesmo tentando facilitar o processo de escolha, sabemos que a compra de uma habitação tem de ser sempre bem ponderada. Se tem dúvidas, consulte a equipa de especialistas da UCI, que o apoiará na compra da casa que melhor responder às suas necessidades.

    Os artigos de Blog da UCI tratam de temas atuais que pretendem ser úteis aos nossos leitores. No entanto, é possível que alguns dos artigos mais antigos possam conter informações desatualizadas. Por isso, aconselhamos que verifique sempre a data de publicação do artigo.